Profissionais da área técnica participam de capacitação voltada à agroindústria e Selo Arte

Na tarde de terça-feira, 15, ocorreu a palestra técnica “O papel dos responsáveis técnicos e proprietários no desenvolvimento da agroindústria e Selo Arte”. O evento contou com a presença de químicos, engenheiros de alimentos, médicos veterinários, biólogos, fiscais municipais do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), empresários do setor agroindustrial e representantes da Vigilância Sanitária, promovendo um ambiente de troca de conhecimento e fortalecimento das boas práticas na agroindústria regional.
A primeira palestra foi conduzida por Moacir Tonet, Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC). O tema abordado foi a responsabilidade técnica nas agroindústrias, destacando o papel fundamental dos profissionais habilitados na garantia da segurança dos alimentos, do cumprimento da legislação sanitária e na qualidade dos processos produtivos. Foram discutidas as atribuições legais, éticas e técnicas dos responsáveis técnicos, bem como a importância de uma atuação integrada com os órgãos de fiscalização.
Em seguida, Mayckon Padilha, Médico Veterinário da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e Tiago Pontes Junqueira Franco, Coordenador Regional do Serviço de Inspeção Estadual do Departamento Regional de Rio do Sul, conduziram a palestra sobre o Selo Arte, um importante instrumento de valorização dos produtos artesanais de origem animal. Os palestrantes explicaram os critérios de concessão do selo, os benefícios da certificação para pequenos produtores e como ele pode ser um diferencial competitivo no mercado, agregando valor e ampliando as possibilidades de comercialização interestadual.
O encontro reforça a importância da capacitação contínua e do alinhamento entre os diferentes entes que atuam na produção, fiscalização e regulamentação dos alimentos de origem animal. A iniciativa contribui para o fortalecimento das agroindústrias locais e para a segurança dos consumidores.