Edifício Entidades reúne AMAVI, UCAVI e Câmara de Vereadores em sede conjunta
O dia 2 de dezembro de 2025 entrou oficialmente para a história do Alto Vale do Itajaí. Na data, ocorreu a solenidade de entrega oficial do Edifício Entidades, estrutura que abriga, no mesmo espaço físico, a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), a União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (UCAVI) e a Câmara de Vereadores de Rio do Sul. O evento reuniu lideranças políticas do Alto Vale, além de representantes de entidades e associações de diferentes regiões de Santa Catarina.
Durante a solenidade, foram prestadas homenagens aos ex-presidentes das entidades que deram início à discussão desta parceria e que, em 2019, iniciaram a execução do projeto. “Foram eles que deram os primeiros passos, que enfrentaram desafios e tomaram decisões estratégicas. A eles, nosso profundo respeito, reconhecimento e gratidão”,destacou o presidente da AMAVI, Manoel Arisoli Pereira.
O presidente da UCAVI enfatizou a importância de construir um legado. “Hoje temos a satisfação de afirmar aos que virão que a UCAVI tem uma casa. A partir de agora, os vereadores do Alto Vale dispõem de um espaço próprio para se reunir, dialogar, planejar e construir o futuro da nossa região”.
A construção iniciou em 2019 e desde então foram realizados 22 processos licitatórios, permitindo dividir as etapas e contratar empresas especializadas, visando economia e valorizando as empresas da região. O projeto de engenharia e arquitetura foi desenvolvido pela equipe técnica da AMAVI, sem custos para as entidades.
Com cerca de 2.800 m2 e investimento aproximado de R$ 9,7 milhões, a obra pertence 50% a Câmara Municipal de Rio do Sul, (3º e 4º pavimentos), 25% a AMAVI (2º pavimento) e 25% a UCAVI (3º pavimento). A edificação contempla ainda um auditório para cerca de 200 pessoas e uma ampla sala de reuniões, que serão utilizados de forma compartilhada.
Em seu discurso, o presidente da Câmara de Vereadores de Rio do Sul, Ruan Cipriani, aproveitou para reforçar a função do poder legislativo. “Este edifício é o epicentro onde a vontade popular se transforma em lei, onde o debate se aprofunda e onde a fiscalização se torna mais rigorosa. E o Poder Legislativo tem a missão sagrada de ser o reflexo da coletividade, buscando o bem-estar geral de forma ininterrupta”.
Para finalizar, o presidente da AMAVI, reforçou que o Edifício Entidades é uma conquista do Alto Vale. “Ele pertence a toda a região, nosso espaço estará à disposição de outras instituições, associações e entidades, um ambiente pensado e planejado para promover ainda mais a integração regional”.





