AMAVI e UCAVI reúnem agentes políticos do Alto Vale
Cerca de 300 pessoas participaram na última quinta-feira, 30/10, em Rio do Sul, do Seminário de Agentes Políticos do Alto Vale do Itajaí, promovido pela AMAVI e UCAVI. Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos debateram com os atuais agentes políticos e especialistas, aspectos legais, rotina da administração pública e o desenvolvimento regional, priorizando a qualidade de vida. O evento contou com a participação de representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Caixa Econômica Federal e EPAGRI.
O presidente da AMAVI, prefeito Paulo Cezar Schlichting da Silva, abriu o evento falando sobre a atuação da associação, serviços prestados, quadro técnico e mais informações que poderão auxiliar os prefeitos e suas equipes de governo nos próximos quatro anos. Em seguida, a presidente da UCAVI, vereadora Gisele Saade apresentou a estrutura e assessorias que estão a disposição dos representantes do Legislativo. Os demais painéis trataram dos seguintes assuntos: Crise de Alimentos e Sustentabilidade, O Tribunal de Contas e os Gestores Públicos Municipais, Moralidade Administrativa, Planejamento Municipal, Repasses de Recursos Federais e Ética, Moral, Cidadania e Visão de Futuro.
No último painel do seminário, Ética, Moral, Cidadania e Visão de Futuro, o público quase dobrou. Além dos agentes políticos, muitos professores, representantes de entidades, estudantes e demais interessados acompanharam a palestra do professor Doutor Leonardo Boff.
Conhecido mundialmente pelas suas obras e pelo trabalho que realiza em favor dos fracos, oprimidos, marginalizados e direitos humanos, o professor Leonardo Boff atraiu a atenção dos participantes relacionando ética, democracia e cidadania com sustentabilidade, destino do planeta, preocupação com a ecologia e desafios da humanidade. “A ética está em crise, perdemos a bússola do que é bom e o que é ruim, a globalização confundiu as pessoas, mas a globalização está com os dias contados, esse modelo não é bom para o planeta, a humanidade está buscando uma nova modalidade”, destaca Leonardo Boff. O professor elogiou a iniciativa da AMAVI e da UCAVI e declarou estar “maravilhado” com a organização dos municípios, que em conjunto buscam alternativas de desenvolvimento sustentável e garantiu levar essa idéia para o prefeito eleito de Petrópolis, cidade onde reside.
Além das orientações repassadas, o presidente da AMAVI salientou que o seminário é um momento de troca de experiências. “Quando se inicia um novo ciclo, uma nova gestão, é importante a socialização das idéias e é fundamental destacar os temas que fazem parte da rotina de uma administração pública”.