AMAVI é reconhecida nacionalmente pelo trabalho realizado em defesa do meio ambiente
Representando os prefeitos do Alto Vale do Itajaí e a equipe técnica da AMAVI, o secretário executivo, Agostinho Senem, recebeu ontem, (23/11), da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a comenda de menção honrosa pela contribuição da AMAVI em defesa da floresta. A comenda faz parte da Edição Especial do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, dedicada ao Ano Internacional das Florestas, instituído pelas Nações Unidas.
A AMAVI foi selecionada entre as 10 instituições brasileiras homenageadas, pelo trabalho realizado no Alto Vale do Itajaí através do projeto de Demarcação da Reserva Legal. O projeto, considerado inédito, prevê além do suporte técnico gratuito para averbação da reserva legal, a construção de um corredor ecológico de cerca de 140 mil hectares formado por áreas protegidas.
O Prêmio Chico Mendes foi criado em 2002 com o objetivo de valorizar e incentivar iniciativas de proteção ao meio ambiente que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável. Nas nove edições competitivas, de 2002 a 2010, foram registradas 663 inscrições de todos os biomas brasileiros.
Homenageados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Fórum Amazônia Sustentável; Rede Amigos da Amazônia, ligada à Fundação Getúlio Vargas; Pacto pela Restauração da Mata Atlântica; Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi); Associação de Proprietários de Reservas Particulares de Mato Grosso do Sul; Cooperativa Central do Cerrado; Bodega / Agendha, Rede Ecovida de Agroecologia; e Conselho Nacional das Populações Extrativistas da Amazônia (CNS).