AMAVI define representantes para Conselho da Região Metropolitana
Durante a assembleia da AMAVI realizada na última sexta-feira, (25), foram indicados os prefeitos que irão fazer parte do Conselho da Região Metropolitana. Foram escolhidos para representar a AMAVI os prefeitos de Rio do Sul, Milton Hobus, de Taió, Ademar Dalfovo e de Presidente Getúlio, Nilson Francisco Stainsack.
Com a criação da região metropolitana do Alto Vale do Itajaí, com sede em Rio do Sul, vários projetos e setores como o saneamento básico, sistema viário e outros serão discutidos e trabalhados de forma conjunta, ou seja, entre os 28 municípios que fazem parte da região. A expectativa é para a vinda de mais recursos para o Alto Vale, uma vez que projetos de benefício coletivo são priorizados pelo Governo Federal.
Outro assunto debatido na reunião dos prefeitos, foi a possibilidade de criação de uma agência reguladora do saneamento na região. A proposta da AMAVI contempla a criação de uma agência reguladora regional, uma vez que, a lei não permite que o município ou uma empresa preste o serviço e fiscalize ao mesmo tempo. Alguns prefeitos se manifestaram favoráveis e outros sugeriram que os municípios da região aderissem a agência já criada pela FECAM- Federação Catarinense de Municípios. Diante da complexidade do assunto, o presidente Osni Francisco de Fragas sugeriu que outra reunião fosse agendada para tratar do tema com exclusividade.
Assuntos administrativos relacionados ao CIS-AMAVI também foram apresentados na assembleia. O diretor administrativo do consórcio, Paulo Roberto Tschumi, falou sobre o pregão eletrônico para compra de medicamentos. Através da compra compartilhada de medicamentos pela internet, os municípios podem economizar até 30%. O segundo pregão será realizado em abril.