Evento regional valoriza a cultura
Cerca de 250 pessoas, entre agentes culturais, prefeitos, primeiras damas, secretários municipais, entrevistados no projeto Resgate do Patrimônio Histórico e Identidades, artesãos, produtores coloniais e outros participaram ontem, (30/06), do Encontro Cultural do Alto Vale do Itajaí, realizado em Rio do Sul. O evento promovido pela Fundação Catarinense de Cultura-FCC com o apoio da AMAVI, marcou o encerramento da primeira etapa do projeto Identidades no Alto Vale do Itajaí e o início da etapa 2009/2010.
Um dos principais atrativos do evento foi a Feira do Patrimônio Imaterial, com exposições, degustação e comercialização de artesanato e produtos gastronômicos, que reuniu stands de 26 municípios da região. Também foram realizadas palestras sobre o Identidades 2008/2009, com a Diretora de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura, Simone Harger, sobre Elaboração de Projetos com a Agente Técnica em Gestão Cultural pela FCC, Maria Teresa Lira Collares e sobre Implantação de Museus, com Rafael Gutterres - Museólogo do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), Fundação Catarinense de Cultura. Nos intervalos das palestras, houve apresentação dos grupos folclóricos Neu Bremen de Ibirama, do Coral Folclórico Italiano Stella Alpina de Mirim Doce e Grupo Blumenland Mirim de Braço do Trombudo.
No encerramento do evento, a Superintendente da FCC, Anita Pires e o presidente da AMAVI, prefeito Horst Gerhard Purnhagen assinaram o Termo de Cooperação Técnica entre a Fundação Catarinense de Cultura- FCC e a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí- AMAVI para a continuidade do Identidades em 2009. Na ocasião foram entregues aos prefeitos e agentes culturais da região, os Cadernos do Alto Vale (publicação contendo o patrimônio cultural cadastrado nos municípios em 2008), os certificados de participação no Identidades e o Título “Colaborador do Patrimônio Cultural” aos entrevistados durante os cadastramentos.
De acordo com a Superintendente da FCC, Anita Pires, a assinatura deste termo de cooperação técnica demonstra a importância que está sendo atribuída à cultura na região. “Temos conseguido progresso nesse setor, mas ainda temos muito a fazer e com o apoio da AMAVI e dos senhores prefeitos, com certeza alcançaremos nossos objetivos”. O presidente da AMAVI confirmou o interesse da associação e dos municípios em dar continuidade a essa parceria. “Muitos outros eventos e projetos como esse deverão acontecer no sentido de preservar e valorizar nossa cultura e a memória daqueles que fizeram e fazem parte da nossa história”.
O Identidades é um projeto da Fundação Catarinense de Cultura e foi desenvolvido nos municípios do Alto Vale do Itajaí em 2008, com a intenção de desenvolver o mapeamento do patrimônio cultural material e imaterial, conhecendo a memória, buscando o registro, a valorização e a perpetuação da cultura popular. Segundo a diretora de Patrimônio Cultural da FCC, Simone Harger, a idéia de desenvolver o projeto Identidades, surgiu a partir do trabalho que a AMAVI, através da assessoria de turismo e cultura, estava realizando com o Resgate do Patrimônio Histórico.
A próxima etapa do Identidades na região contempla, além dos cadastros já efetuados, novas oficinas de capacitação sobre patrimônio cultural, o mapeamento dos bens culturais registrados e a posterior formatação dos Caminhos do Alto Vale. Desde 2008, é desenvolvido no Alto Vale do Itajaí o projeto piloto do Identidades, e brevemente será desenvolvido em outras regiões do Estado.
Se você quiser ver a galeria completa com as fotos do evento, clique aqui.