AMAVI apresenta sistema do CAR na ALESC
Em reunião conjunta das comissões de Agricultura e Desenvolvimento Rural e de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, na última quarta-feira, 26, técnicos da AMAVI apresentaram o trabalho desenvolvido no Alto Vale para elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A reunião teve como objetivo discutir a necessidade de agilidade para conclusão do CAR em Santa Catarina.
Em 2009 a AMAVI desenvolveu em parceria com as prefeituras da região um sistema para demarcar a então reserva legal das propriedades rurais, o qual foi adaptado nos anos seguintes ao CAR. Graças a esta parceria, cerca de 90% das propriedades do Alto Vale estão cadastradas de acordo com o que determina a legislação. O secretário executivo da AMAVI, Paulo Roberto Tschumi, colocou a Associação à disposição do Estado para atuar como parceira da implementação do CAR.
Durante a reunião também foi apresentado o exemplo do município de Atalanta, um dos primeiros do país a atingir 100% de propriedades cadastradas.
O CAR
Consiste no registro público eletrônico nacional (Siscar) obrigatório para todas as propriedades rurais do país, com a finalidade de consolidar as informações ambientais visando a ações de combate ao desmatamento, preservação de áreas ambientais, recuperação de passivos ambientais, além de proporcionar aos agricultores alternativas de renda como o pagamento por serviços ambientais e o uso e manejo sustentável.