Lideranças políticas e empresariais discutem traçado da ferrovia
Uma reunião na manhã de sábado (16), na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), marcou o debate sobre a importância da manutenção do traçado do Corredor Ferroviário Catarinense pelo Vale do Itajaí. O encontro contou com a presença do deputado federal Pedro Uczai, presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias e demais lideranças de Rio do Sul e do Alto Vale, que priorizam a construção da Ferrovia Leste-Oeste, que vai ligar a cidade de Chapecó ao Porto de Itajaí, passando por Rio do Sul. A rota pretende facilitar o transporte para exportação dos produtos da agroindústria, como milho e farelo de soja, para baratear a produção de suínos e frango.
O outro traçado em estudo se refere a construção da Ferrovia Litorânea, que objetiva a ligação de Imbituba a Araquari, conectando as ferrovias da América Latina Logística (ALL) e FTC, e outros quatro portos catarinenses. Porém, Uczai destaca que, o fator decisivo para a escolha da rota depende de engajamento.
O assunto também foi pauta de uma reunião na sexta-feira (15), na sede da Fiesc em Florianópolis, onde também foi destacado a importância dos investimentos para construção das ferrovias.
O deputado disse que a malha viária não suporta mais o fluxo de cargas e está se tornando insustentável. “Não há como imaginar o setor produtivo sem infraestrutura, aporte esse que a ferrovia pode oferecer. É viável, é barato, seguro, ambientalmente sustentável e será a indutora para o desenvolvimento da nossa economia. Por mais que se duplique a BR-470 não será possível escoar toda a produção, precisamos de uma solução mais eficaz e é por isso que defendo a união. O projeto é luta, é mobilização de todos, só assim esse traçado será o escolhido”. Pedro Uczai detalhou ainda que, se a escolha incluir o traçado via Alto Vale, será necessário um ano para o estudo do projeto de viabilidade e executivo, outros cinco anos para a construção e assim, no sexto ano o trem volte a apitar na região.
fonte: Departamento de Comunicação- Prefeitura Municipal de Rio do Sul