Instalada oficialmente coordenadoria da ARIS em Rio do Sul
Prefeitos, representantes da Casan, Ministério Público e técnicos ligados ao setor de saneamento, participaram na manhã de hoje, (2), da solenidade de instalação da Coordenadoria Regional da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARISde Rio do Sul. Na ocasião, o diretor geral da ARIS, Marcos Probst Fey, fez uma explanação sobre os trabalhos desenvolvidos pela agência e as ações que a partir de agora serão executadas na região na área da regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico. A coordenadoria da ARIS está situada junto ao Anexo I da AMAVI.
A instalação da coordenadoria em Rio do Sul representa a proximidade técnica da ARIS a vários municípios, especialmente da região da AMAVI e do Planalto Norte. De acordo com o diretor geral, Marcos Probst Fey, com a instalação da coordenadoria, existe a possibilidade de uma resposta muito mais rápida, pontual e mais eficaz para os problemas envolvendo abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem pluvial. O objetivo é aproximar a ARIS do cidadão e dos problemas dos municípios.
Sobre a função da ARIS, Marcos explicou que ainda é um processo novo, mas para exemplificar comparou a atuação da ARIS no setor de saneamento básico, ao que é feito pela ANEL no setor de energia elétrica. “A agência vai ser um canal de comunicação com o cidadão, para isso temos a ouvidoria da ARIS, que ainda está em fase de implementação, mas em breve estará a disposição”.
O presidente da AMAVI, prefeito Odenir Felizari, elogiou a iniciativa e destacou que quem ganha com isso é a região. “ Não podemos falar em desenvolvimento das nossas cidades sem planejar ações para melhorar os serviços de saneamento básico e acreditamos que com a implantação da agência reguladora no Alto Vale muito problemas nesse setor poderão ser resolvidos de forma mais rápida”.