Servidores municipais são capacitados para atender agricultores na demarcação da reserva legal
Após duas semanas de treinamento, na última sexta-feira, (30/07), foi realizada a entrega dos certificados aos técnicos municipais que participaram do curso de “Mapeamento da Reserva Legal na Propriedade Rural”. A capacitação ministrada pelo técnico agrimensor e coordenador do projeto SIGAMAVI, Édio Lopes Mouta, teve duração de 75 horas e tratou de assuntos como mapeamento do uso do solo sobre imagem de satélite georeferenciada; mapeamento da propriedade sobre imagem de satélite georeferenciada; mapeamento da reserva legal sobre imagem de satélite georeferenciada – Lei Federal nº 4.771/65 e documentação para averbação, segundo Instrução Normativa nº 15 da FATMA.
O prefeito municipal de Agronômica, tesoureiro geral da AMAVI, José Ercolino Menegatti, participou da solenidade de encerramento da capacitação que reuniu os técnicos municipais que irão atender os produtores rurais na demarcação das áreas para fins de registro da reserva legal. “Este projeto é o início de uma grande jornada e precisamos do empenho de cada um que aqui está para que possamos alcançar os objetivos propostos, um deles de formar os corredores ecológicos, ação que servirá de exemplo para outras regiões, para outros Estados e para o mundo”, destaca Menegatti.
O secretário executivo da AMAVI, Agostinho Senem, falou que pela amplitude que possui, esse projeto servirá de alicerce para muitos outros, por isso a necessidade de capacitar servidores municipais para a continuidade e execução das ações propostas. “Os técnicos da AMAVI estão repassando informações para que se possa trabalhar em conjunto, em parceria, pois o projeto é amplo e exige o envolvimento dos municípios, através de seus técnicos”.
Para a continuidade dos trabalhos, alguns municípios ainda dependem das imagens de satélite, que devem ser encaminhadas pelo Ministério do Meio Ambiente.
Para ver as fotos do recebimento dos certificados, clique aqui!