Prefeito Milton Hobus participa de reunião do CRH-AMAVI
No dia 13 de abril foi realizada na prefeitura de Rio do Sul, a reunião ordinária do Colegiado de Recursos Humanos- CRH-AMAVI. O prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus, participou da reunião e falou sobre o estatuto e o novo plano de cargos e salários dos servidores do município, que está em fase de elaboração. O coordenador do colegiado, Marcelo Francisco Becker, solicitou ao prefeito Milton Hobus, que assim que o plano estiver concluído, que possa ser apresentado em uma reunião do CRH-AMAVI, para servir de orientação ou modelo para os demais municípios, uma vez que muitos estão com os planos desatualizados.
Falando sobre a importância do setor de Recursos Humanos nas prefeituras, o coordenador do colegiado pediu ao prefeito de Rio do Sul, que transmitisse uma mensagem aos demais prefeitos. “O colegiado tem se reunido mensalmente, tem debatido a realidade dos municípios, os deveres e obrigações, mas é preciso dar mais atenção ao setor”.
O assessor jurídico da AMAVI, Maurino Burini, falou sobre a alteração da alíquota do SAT/RAT e como funciona esse cálculo. O SAT é o Seguro de Acidentes do Trabalho e agora denomina-se RAT – Riscos Ambientais de Trabalho, que equivale a um percentual aplicado sobre a folha de pagamento dos trabalhadores das entidades, destinado ao financiamento dos auxílios-doença acidentários, aposentadorias por invalidez ou morte, causadas por acidente de trabalho. Sobre esse tema, o colegiado deliberou que seja feito um levantamento na região, para saber quanto a mais as prefeituras estão gastando com essa alteração. Segundo Marcelo Becker a proposta é montar uma planilha com números da região e encaminhar para os prefeitos, para verificar se é possível alguma providência, uma vez que estima-se que com a alteração da alíquota, os valores pagos pela maioria das prefeituras dobraram.
Participaram da reunião os técnicos municipais: Erenice Wessler de Agronômica, Elizabeth Hoeltgebaum de Braço do Trombudo; Cristiane Söteli e Orli Paul de Chapadão do Lageado; Gilberto Tassi de Dona Emma; Guilherme Zermiani de Lontras; Carla Schaufelberger Franzem e Diogo Badt de Presidente Nereu; Arnildo Círico de Salete; Gedeaon Fulvio Moraes de Taió; Liliane Krueger Westphal de Trombudo Central; Elenice Kniess de Trombudo Central; Marcelo Becker de Vidal Ramos; Jeovana Winter de Vitor Meireles; Rogério Adriano de Witmarsum; Ramiro de Liz e Souza e Vanessa Fuy de Rio do Sul e Urbano José Dalcanate de Agrolândia. Os assessores jurídicos da AMAVI, Alcides Claudino dos Santos e Maurino Burini também participaram do encontro.