Prefeitos discutem ações conjuntas entre municípios
Após um período de 30 dias de afastamento, para tratamento de saúde, o presidente da AMAVI, prefeito de Taió Horst Purnhagen voltou a presidir a assembleia ordinária da associação. A reunião realizada no último dia 28 tratou de assuntos como o projeto TransReg- software de apoio a gestão pública, resultado de uma parceria entre a UNIDAVI e a Universidade de Münster da Alemanha; o projeto Melhor Vida, desenvolvido pela AMAVI; e também uma explanação sobre a viagem realizada por autoridades políticas de Rio do Sul, agricultores e representantes de entidades, para Caxias do Sul, onde conheceram a Central de Abastecimento (Ceasa), administrada por um consórcio de municípios.
Os professores da Universidade de Münster, Martin Matzner e Matthias Voigt e o professor da UNIDAVI Jean Carlo Visentainer conversaram com os prefeitos sobre a possibilidade de desenvolver ferramentas de apoio à gestão nas administrações públicas do Alto Vale, através do TransReg. O projeto é desenvolvido desde 2004 e adapta os programas utilizados na Alemanha para funcionamento nas prefeituras da região.
O prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus, fez um relato da viagem a Caxias do Sul e apresentou a proposta para implantação de uma central de abastecimento no Alto Vale, com funcionamento semelhante, ou seja, formando um consórcio entre os municípios. O encaminhamento da assembleia foi a realização de uma visita dos prefeitos a cidade gaúcha para conhecer melhor como funciona o consórcio.
Sobre o Melhor Vida, o secretário executivo Agostinho Senem falou que o projeto desenvolvido pela AMAVI, que está a disposição dos prefeitos para implantação nos municípios, possui aprovação do Ministério Público e tem por objetivo incentivar a diversificação das atividades econômicas, valorizando o trabalho dos munícipes, especialmente dos agricultores.
O presidente da AMAVI destacou a importância das ações conjuntas entre os municípios e que as assembleias da AMAVI possibilitam essa discussão, respeitando as particularidades de cada município. Para encerrar a reunião, o prefeito Horst falou da alegria de retornar, após um período afastado, e a satisfação de ver que as reuniões da AMAVI estão sendo muito produtivas, gerando discussões e soluções para o Alto Vale.