Oficina - Realinhamento/Elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos - PPPs
09/05/2018, 10/05/2018, 11/05/2018
Programação
Dia 09/05 (4h)
Vespertino - Compreendendo o contexto: “A orquestra”
- Apresentar a importância da construção democrática e participativa do PPP escolar;
- Reconhecer os principais erros na elaboração do PPP;
- Compreender o fluxo de qualidade na educação (leis, processos e pessoas);
- Provocar a sensibilização de que para implementação efetiva do PPP são necessárias pessoas engajadas;
- Elaborar/Realinhar a missão, visão e valores da educação no município.
Dia 10/05 (8h)
Matutino - Compreendendo as partes: “Reconhecendo os instrumentos - parte 1”
- Explorar os principais tópicos que compõe o PPP escolar;
- Apresentar os impactos das modificações na legislação vigente no Projeto Político Pedagógico;
- Refletir sobre a escola que temos e a escola que queremos (mobilização);
- Reconhecer as implicações das mudanças sociais na elaboração dos princípios filosóficos e pedagógicos e no realinhamento do PPP.
Vespertino - Compreendendo as partes: “Reconhecendo os instrumentos - parte 2”
- Abordar as principais questões referentes à organização curricular;
- Refletir sobre a realidade de escolas do campo e multisseriadas;
- Reconhecer as principais considerações legais acerca da Educação Especial, na perspectiva da Educação inclusiva;
- Identificar a articulação entre os princípios filosóficos e pedagógicos com a organização didático-pedagógica.
Dia 11/05 (8h)
Matutino - Articulando as partes: “Afinando os instrumentos”
- Compreender a metodologia para elaboração do processo pedagógico;
- Apresentar os principais aspectos relacionados à gestão e implementação efetiva de uma prática pedagógica empreendedora: Planejamento e mediação da aprendizagem;
- Compreender a importância da Sinergia e motivação para implementação efetiva do PPP escolar.
Vespertino - Mãos à obra: “O Espetáculo Final”
- Explorar as principais questões legais referentes à avaliação da/para aprendizagem;
- Diferenciar as múltiplas instâncias avaliativas dentro e fora da unidade escolar: Avaliação institucional, avaliação docente, avaliação de competência, avaliação da aprendizagem, avaliação para a aprendizagem, avaliações externas;
- Refletir sobre os impactos das avaliações externas na gestão escolar;
- Compreender os diferentes níveis de avaliação da/para a aprendizagem: avaliação diagnóstica, avaliação processual formativa, avaliação somativa;
- Identificar os princípios de avaliação reflexiva e avaliação de competências;
- Identificar a metodologia de elaboração dos planos e metas escolares.
Faça sua inscrição
Inscrições encerradas no final do dia 07 de maio de 2018.
Inscritos (35)
Atalanta
- Total: 5
Chapadão Do Lageado
- Total: 2
Imbuia
- Total: 5
Ituporanga
- Total: 18
Petrolândia
- Total: 5