Oficina de Educação Inclusiva: Como conduzir a aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais - 3ª etapa
03/04/2014, 04/04/2014, 28/04/2014, 29/04/2014

Programação
Para as pessoas com problemas de audição:
- Acompanhamento das gestantes com casos de surdez na família;
- Teste da orelhinha como funciona e qual importância;
- O implante coclear, possibilidade de recuperação da audição;
- Importância da estimulação precoce para a criança surda;
- Como acontece a estimulação para a criança surda;
- Participação da família na estimulação;
- A importância da aquisição da língua primeiro pela família;
- Nomear membros da família e objetos;
- Inclusão na educação infantil;
- O uso do português escrito paralelo com libras;
- O contato com a comunidade surda;
- Aquisição da leitura do português escrito por crianças surdas, importância e processo;
- O uso de libras no cotidiano da pessoa surda;
- O surdo e mercado de trabalho;
- Relações afetivas da pessoa surda;
- A importância da participação nas associações;
- O uso das tecnologias disponíveis para facilitar o desenvolvimento da pessoa surda;
- O papel do intérprete no desenvolvimento da pessoa surda.
- Importância do exame de acuidade visual realizado nas escolas;
- Observação do professor aos alunos que reclamam alguma dificuldade para copiar ou ler;
- Contato escola e família;
- Patologias e causas da deficiência visual;
- Conscientização da pessoa, da família e da escola sobre as necessidades da criança;
- Uso das tecnologias em prol da pessoa com deficiência;
- Uso das tecnologias pelas pessoas com deficiência;
- O que é Braille?;
- O que é soroban?
Trabalhos importantes para o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual:
- Orientação e mobilidade;
- Rotina de vida diária;
- Preparação para o mercado de trabalho;
- Aceitação da deficiência;
- Recursos necessários para o acesso da pessoa com deficiência visual no ensino regular;
Turma 1 - Dia 03 e 04 de Abril
Agronômica, Braço do Trombudo, Chapadão do Lageado, José Boiteux, Lontras, Presidente Getúlio, Rio do Sul e Mirim Doce.
Turma 2 - Dia 28 e 29 de Abril
Aurora, Ituporanga , Laurentino, Petrolândia, Pouso Redondo, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Salete, Santa Terezinha, Taió e Vitor Meireles.
Faça sua inscrição
Inscrições encerradas no final do dia 28 de abril de 2014.
Inscritos (187)
Agronômica
Braço Do Trombudo
Chapadão Do Lageado
Ituporanga
José Boiteux
Laurentino
Lontras
Mirim Doce
Petrolândia
Pouso Redondo
Presidente Getúlio
Presidente Nereu
Rio Do Campo
Rio Do Oeste
Rio Do Sul
Salete
Santa Terezinha
Taió
Trombudo Central
Vitor Meireles