Oficina de Educação Inclusiva: Como conduzir a aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais - 3ª etapa
03/04/2014, 04/04/2014, 28/04/2014, 29/04/2014
Programação
Para as pessoas com problemas de audição:
- Acompanhamento das gestantes com casos de surdez na família;
- Teste da orelhinha como funciona e qual importância;
- O implante coclear, possibilidade de recuperação da audição;
- Importância da estimulação precoce para a criança surda;
- Como acontece a estimulação para a criança surda;
- Participação da família na estimulação;
- A importância da aquisição da língua primeiro pela família;
- Nomear membros da família e objetos;
- Inclusão na educação infantil;
- O uso do português escrito paralelo com libras;
- O contato com a comunidade surda;
- Aquisição da leitura do português escrito por crianças surdas, importância e processo;
- O uso de libras no cotidiano da pessoa surda;
- O surdo e mercado de trabalho;
- Relações afetivas da pessoa surda;
- A importância da participação nas associações;
- O uso das tecnologias disponíveis para facilitar o desenvolvimento da pessoa surda;
- O papel do intérprete no desenvolvimento da pessoa surda.
- Importância do exame de acuidade visual realizado nas escolas;
- Observação do professor aos alunos que reclamam alguma dificuldade para copiar ou ler;
- Contato escola e família;
- Patologias e causas da deficiência visual;
- Conscientização da pessoa, da família e da escola sobre as necessidades da criança;
- Uso das tecnologias em prol da pessoa com deficiência;
- Uso das tecnologias pelas pessoas com deficiência;
- O que é Braille?;
- O que é soroban?
Trabalhos importantes para o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual:
- Orientação e mobilidade;
- Rotina de vida diária;
- Preparação para o mercado de trabalho;
- Aceitação da deficiência;
- Recursos necessários para o acesso da pessoa com deficiência visual no ensino regular;
Turma 1 - Dia 03 e 04 de Abril
Agronômica, Braço do Trombudo, Chapadão do Lageado, José Boiteux, Lontras, Presidente Getúlio, Rio do Sul e Mirim Doce.
Turma 2 - Dia 28 e 29 de Abril
Aurora, Ituporanga , Laurentino, Petrolândia, Pouso Redondo, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Salete, Santa Terezinha, Taió e Vitor Meireles.
Faça sua inscrição
Inscrições encerradas no final do dia 28 de abril de 2014.
Inscritos (187)
Agronômica
- Total: 3
Braço Do Trombudo
- Total: 1
Chapadão Do Lageado
- Total: 5
Ituporanga
- Total: 31
José Boiteux
- Total: 9
Laurentino
- Total: 7
Lontras
- Total: 10
Mirim Doce
- Total: 3
Petrolândia
- Total: 43
Pouso Redondo
- Total: 3
Presidente Getúlio
- Total: 10
Presidente Nereu
- Total: 2
Rio Do Campo
- Total: 3
Rio Do Oeste
- Total: 6
Rio Do Sul
- Total: 29
Salete
- Total: 5
Santa Terezinha
- Total: 9
Taió
- Total: 3
Trombudo Central
- Total: 1
Vitor Meireles
- Total: 4