AMAVI Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí

Considerações Finais

A iniciativa de preservação da memória coletiva deve partir do conjunto de indivíduos que formam a sociedade, prevendo os benefícios para o conjunto regional.

Os recursos históricos e culturais são potencialidades indispensáveis ao desenvolvimento sustentável da região. Para isto, é necessário sensibilizar, identificar, resgatar, preservar, valorizar e, indiscutivelmente, proteger o patrimônio cultural das cidades, seja este material ou imaterial.

O propósito do Projeto Resgate do Patrimônio Histórico foi, acima de tudo, o despertar para a causa da valorização do patrimônio cultural em cada cidadão, através de sua implantação, em parceria entre o Ministério da Justiça (através da Secretaria de Direito Econômico e Conselho Federal Gestor do Fundo de Direitos Difusos - CFDD), Fundação Catarinense de Cultura - FCC, a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí - AMAVI e prefeituras municipais.

O patrimônio cultural, seja ele histórico ou moderno, deve, obrigatoriamente, estar sendo discutido e preservado pelas entidades e comunidades locais e regionais, como parte da história, aplicando-o em áreas sócio-econômicas e ambientais, como forma de agregação de valores à sociedade atual e futura.

A partir deste projeto foi possível proceder o levantamento de parte dos remanescentes do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural nos municípios do Alto Vale do Itajaí, formalizando e instituindo nos municípios o Inventário do Patrimônio Cultural Municipal, discutindo e apresentando propostas de proteção para o patrimônio herdado.

A partir da implantação do Projeto Resgate do Patrimônio Histórico, todos os envolvidos e interessados no assunto, apresentaram propostas à continuidade dos trabalhos em prol da cultura, através da elaboração da Carta de Intenções em Relação ao Patrimônio Cultural do Alto Vale do Itajaí, que servirá de instrumento norteador de ações regionais para o incentivo a preservação, valorização, proteção e resgate da cultura dos municípios e da região.

Através da Carta de Intenções, a AMAVI pretende desencadear, sugerir e participar de ações capazes de efetivar a preservação e a proteção do patrimônio histórico e cultural regional, despertando no poder público e na comunidade regional o interesse para a gestão consciente e ordenada dos recursos disponíveis às futuras gerações.

Em 2007, a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí - AMAVI, através de sua Assessoria de Turismo, reinicia os trabalhos junto aos Agentes Culturais dos 28 municípios, dando continuidade as ações de organização do setor cultural na esfera pública, visando o resgate, a valorização, a preservação e a proteção dos recursos culturais disponíveis, destacando a região como pólo da memória de sua sociedade.

Responsabilidade na Execução do Projeto

  • AMAVI - Assessoria de Educação e Assessoria de Turismo
  • Prefeituras Municipais - Secretários Municipais de Cultura
  • Secretários Municipais de Educação
  • Secretários Municipais de Turismo
  • Agentes Culturais

Links Relacionados

AMAVI - Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí
CNPJ: 82.762.469/0001-22
Expediente: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Fone: (47) 3531-4242 - Endereço: Rua XV de Novembro, nº 737, Centro, Rio do Sul/SC
CEP: 89160-015 - Email: amavi@amavi.org.br
Instagram
Ir para o topo

O portal da AMAVI utiliza alguns cookies para coletar dados estatísticos. Você pode aceitá-los ou não a seguir. Para mais informações, leia sobre nossos cookies na página de política de privacidade.